22 maio 2017

[Resenha] A Estrada Para São Paulo #56


Título: A Estrada Para São Paulo

Autora:  Mariana Chazanas 

Páginas: 300

Sinopse: Dois irmãos separados pela escravidão. Uma chance de reencontro. 
Desafiar a casa grande vai custar caro. 
Mas depois de anos de servidão, obedecer custa muito mais.

Adeze levou anos para decifrar a própria história. Mas não era difícil depois que se desfazia o emaranhado, uma vez desatados os nós de lembranças. Nada especial, nada diferente. Nada que não acontecesse o tempo todo. O que aconteceu foi: Escravos africanos desembarcaram no porto de Santos, e foram levados para São Paulo em busca de melhores mercados. Sinhá Ana e sinhá Carolina Rossi queriam quem lhes guardasse a casa e um vizinho foi por elas comprar um escravo. Negociou junto duas crianças tão fracas que saíram quase de graça, uma negrinha frágil e seu irmão menor. A menina ficou para servir na casa. O menino ele levou consigo. Só isso. Uma pequena transação que talvez nem constasse em documento. Parecia tão maior em seus pesadelos.



Adeze vê parte de sua família sendo morta, e ela e seu irmão sendo levados como animais da África para o Brasil. Depois da viajem eles são separados e vendidos, Adeze fica em um trabalho servil doméstico, e recebe o novo nome, Mical. Mesmo sendo escrava, a moça aprende ler e a tocar piano, porém, como sempre lhe fora ensinado, eram meros caprichos de branco, e que não durariam muito os ensinos. A garota nunca esqueceu de seu pequeno irmão, indo procura-lo até com o senhor que os vendeu.
Onyema, irmão de Adeze é levado para uma fazenda, para servir um garoto, recebendo também um novo nome, Benjamim, ele sempre foi grato a vida que levava como escravo, porém após seu senhor receber algumas visitas, ele descobre ao acaso que pode encontrar sua irmã. E isso o acaba deixando-o inquieto, o que deixou seu senhor desconfiado de sua obediência.
Após um tempo Adeze vira mucama de Julia, garota que se casaria com André, senhor de Benjamim, entre pedidos e promessas, a nossa querida menina consegue informações sobre seu irmão, e isso a deixa esperançosa sobre encontrar seu Onyema.


A autora conseguiu realizar uma crítica ótima ao sistema escravista da época. E como os senhores pouco se importavam com seus escravos, e que para eles eram apenas meros animais que lhe concediam status. O ebook é muito emocionante, e bem escrito, parecendo que realmente se esta naquele momento. 

Beijos, até a próxima!!! 💋💋💋

Nenhum comentário:

Postar um comentário