Últimas Resenhas!

29 março 2017

[Resenha] As Crônicas de Nárnia #29

Título: As Crônicas de Nárnia

Autor: C. S. Lewis

Editora:

Páginas: 752

Sinopse: Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia. Nos últimos cinquenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista Pauline Baynes. Enganosamente simples e diretas, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades. Esta edição contém também o ensaio "Três maneiras de escrever para crianças".



Gente pense em uma pessoa que sempre quis ler As Crônicas de Nárnia, e apenas conseguiu ler esse ano, queridos devoradores, amei a leitura e toda a experiência durante o tempo. Mas agora vamo que vamo, para a resenha,  meio que impressões da obra, vou escrever a baixo resumos rápidos, já que poderíamos fazer um blog apenas de Crônicas de Nárnia, que ainda sobraria assunto. As ilustrações do livro são muitos lindas e bem trabalhadas.😍😍😍



O livro em si possui 7 crônicas, e todas elas se passam em Nárnia ou em seus arredores.


O sobrinho do mago: Quando o sobrinho do mago que fabricou os anéis que dariam acesso á um mundo paralelo, vai para este mundo e acaba trazendo para a grande Londres uma feiticeira, assim tendo como "missão", expulsa-la deste mundo, quando ele retorna para o mundo paralelo com a feiticeira, o grande leão, chamado Aslan, que começa a criar o que se chama de Nárnia, e encarrega Digory á encontrar uma fruta para usa-la como semente de uma arvore que protegerá Nárnia. O garoto realiza tal tarefa, assim ganhando uma das coisas que ele mais queria de todo o coração.

O leão, a feiticeira e o guarda-roupa: Desta vez quem irá se aventurar pelo país de Aslan, são os irmãos Edmundo, Lúcia, Susana e Pedro. Tudo começa quando este quarteto vai passar "férias" com o velho professor Digory. O que eles pouco imaginavam era que iriam conhecer um lugar mágico através de um guarda-roupa. Lúcia é a primeira á ir a Nárnia., após a sua primeira viagem prá lá de interessante, ela conta a novidade para seus irmãos, porém eles pouco acreditam. Mas quando eles precisam se esconder da governanta da casa, os quatro acabam encontrando Nárnia, participando de grandes aventuras, para derrubarem a feiticeira branca. 

O cavalo e o seu menino: Conta a história de Shasta um garoto pesqueiro, que decidi fugir com um cavalo falante chamado Bri, para Nárnia, quando descobre que será vendido. Durante suas aventuras ele conhece uma moça chamada Aravis, que esta fugindo com sua égua falante Huin. Juntos, depois de alguns alvoroços na cidade Arquelândia - arredores de Nárnia - tentam chegar na cidade de Anvar,  para avisar que a tropa de Arquelândia irá atacar a cidade. Após, a batalha não evitada, Shasta descobre que ele não é tanto azarado quanto pensava, e conhece sua verdadeira linhagem e história.

Príncipe Caspian: Os quatro irmãos Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia, são chamados para Nárnia de novo, porém, quando eles chegam em seu antigo castelo, percebem que tem algo muito errado acontecendo em Nárnia. Tudo para de ficar nebuloso até que um anão que eles resgastam conta o que aconteceu em Nárnia, e o sobre o real motivo de serem chamados, que é ajudar o prícipe Caspian subir ao trono.

A viagem do Peregrino da Alvorada: Nesta aventura, apenas os irmãos Edmundo e Lúcia participaram, juntamente com o primo deles, Eustáquio. O rei Caspian, junto com sua tripulação estam navegando pelos mares que rondam os arredores de Nárnia, através do Peregrino da Alvorada, Caspian está em uma missão te encontrar os antigos amigos de seu pai, porém o que eles não contavam é que teriam toda sorte de perigos e aventuras.

A cadeira de prata: Nesta aventura, apenas Eustáquio e sua amiga Jil participaram, eles junto com o brejeiro, entram em uma aventura em busca do príncipe perdido, Rilian, o filho de Caspian X, que foi sequestrado na floresta, após a morte de sua mãe. Jil, Eustáquio e o Brejeiro, precisaram procurar os sinais deixados por Aslan, porém com a sorte que eles tem apenas encontram o quarto e último sinal, que é quando o príncipe Rilian toma consciência durante a noite sobre o feitiço que a bruxa jogou sobre ele. O três libertam o príncipe, e fogem do esconderijo, onde Rilian era mantido em cativeiro. Quando retornam a Nárnia, o príncipe Rilian é coroado Rei.

A última batalha: Esta é a última aventura em Nárnia par Eustáquio e Jil. Quando eles chegam, encontram o rei Tirian amarrado em uma arvore, e descobrem que algo muito estranho esta ocorrendo em nome de Aslan. O que eles não imaginavam, era que toda a bagunça ocorrida na terra de Aslan, é por conta de um macaco e um burro que fingiam ser Aslan. Porém, quando eles vão de encontro aos nárnianos para relatarem o engano que esta ocorrendo, eles não acreditam e ocorre a última batalha em Nárnia.

No volume único, como é o caso do livro que possuo, as histórias estão dispostas como se estivessem em ordem "cronológica", assim o leitor realiza uma melhor interpretação durante a leitura. Achei durante toda a leitura, essências de histórias da Bíblia Cristã, principalmente nas crônicas O sobrinho do mago e A última batalha. Amei o livro do começo ao fim. Ele possui algumas adaptações cinematográficas.

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa


Príncipe Caspian

A Viagem do Peregrino da Alvorada

Beijos, até a próxima!!!💋💋💋

Nenhum comentário:

Postar um comentário